Comunicados - 1º ao 5º ano

Centro Educacional Augusto Freitas - 1º ao 5ºano

Comunicados

 
AUTORIZAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Publicado em 12/02/2015

Autorização  para as Atividades Extracurriculares (Treinamentos, Dança, Karatê e Natação) 

Srs. Pais, as autorizações para estas atividades seguirão via agenda a partir de amanhã, 13/02. 

IMPORTANTÍSSIMO que a autorização seja feita dentro do prazo estipulado para a montagem das turmas.

Att. A Direção

Provas
Publicado em 11/02/2015

Senhores Pais,
 
Os horários das provas já estão disponíveis no nosso site. Para acessá-los clique abaixo no período desejado:
 
 
A Direção
Feriado de Carnaval
Publicado em 11/02/2015

Queridos Pais e Alunos, em virtude do Feriadão de CARNAVAL, NÃO HAVERÁ AULA nos dias 16, 17 e 18/02.

Retornaremos com nossas atividades em 19/02. Um excelente feriadão a todos!

 

Comunicado
Publicado em 06/02/2015

Senhores Pais,
 
Os horários das aulas já estão disponíveis no nosso site. Para acessá-los clique abaixo no período desejado:
 
 
A Direção
COMUNICADO GERAL - 01/2015
Publicado em 28/01/2015

 

IMPORTANTÍSSIMO -  Senhores Pais e alunos, solicitamos muita atenção às informações abaixo para o bom andamento e desenvolvimento das práticas pedagógico/disciplinares:

Os horários de entrada e saída deverão ser respeitados e cumpridos por todos os alunos, inclusive por aqueles que utilizem transporte escolar. Os condutores escolares têm nossas orientações a esse respeito, caso haja atrasos recorrentes, serão advertidos e os senhores pais, avisados. Os horários para o Ensino Fundamental dos períodos matutino e vespertino são respectivamente: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

A utilização de todo o período letivo é de suma importância para o desenvolvimento pedagógico dos alunos. Portanto, solicitamos que todos cheguem pontualmente, pois os professores iniciam os trabalhos do dia no horário determinado, a fim de cumprir o cronograma de atividades. A abertura dos portões se dá às 7h20 pela manhã e às 13h20 pela tarde, e a tolerância para o fechamento é às 7h40 e às 13h40, diariamente.

A tolerância para retirada dos alunos ao final de cada período letivo é de 20 minutos, tanto pela manhã, quanto pela tarde. Caso o aluno precise ficar nas dependências do Colégio por tempo maior que o estabelecido, deverão os pais comunicar à Secretaria esta necessidade. Ressaltamos que o Colégio fecha às 18h20 e sobre qualquer período que exceder a tolerância de 20 minutos, será cobrada taxa adicional como consta no contrato de prestação de serviços.

Caso seja necessário retirar o aluno antes do término do período, solicitamos que os senhores nos comuniquem previamente para que o aluno não seja interrompido no meio de uma atividade.

A agenda é uma ferramenta importantíssima de comunicação entre pais e escola, e deverá ser trazida diariamente. Nela serão colocados os comunicados de ordem individualizada e solicitamos que os papais a verifiquem todos os dias. Pedimos também que os prazos para as autorizações/solicitações em geral (passeios, aquisição de livros de leitura e outros), sejam cumpridos.

Outra ferramenta de suma importância é o nosso site, que é de fácil navegação e que aqui constarão todos os comunicados de ordem generalizada, com textos mais extensos. Solicitamos que seja acessado com frequência.

O uniforme escolar é de uso obrigatório em nosso Colégio, pois mantém a identidade da Instituição, trazendo segurança para o aluno e organização da prática educativa coletiva. É necessário que o aluno tenha um número suficiente de trocas para a semana, não será permitida a permanência de alunos sem uniforme escolar em sala de aula, salvo pela falta do mesmo para a compra. Mas salientamos que a confecção que nos atende, faz entregas periódicas, quinzenalmente. 

Por questões de segurança, o calçado adequado e necessário ao uso escolar é o tênis. Sandálias, chinelos ou botas, podem causar acidentes nas escadas, corredores e atividades físicas, portanto deverão ser evitados.

Pedimos que orientem seus filhos quanto aos objetos trazidos para a escola, pois alguns alunos trazem objetos de valor, fato que com certeza não é do conhecimento dos papais. 

 

  • Está proibido o uso na sala de aula de:
  • Bonés/ Cards / Celulares/ IPods/ MP3, MP4/ Note Book ou qualquer outro aparelho eletrônico, ou alheio às atividades pedagógicas. Caso os alunos insistam em usá-los, os mesmos serão retidos pelos professores ou inspetores e entregues somente aos pais ou responsáveis. O colégio se isenta de toda e qualquer responsabilidade por perdas ou danos desses equipamentos.

Os papais que necessitarem transmitir algum recado urgente aos filhos durante as aulas, devem ligar diretamente para a Secretaria que o transmitirá ao aluno.

As atividades extracurriculares, de caráter não obrigatório, iniciarão em  março e dentro em breve os senhores receberão o requerimento com os dias e os horários para análise e autorização. Os alunos que optarem por fazê-las, deverão fazer uso obrigatório de uniforme do Colégio: quimono, collant, maiô, sunga, touca e/ou conjuntos esportivos.

Na próxima semana iniciaremos com o material didático (apostilas Etapa).

O horário de aulas, bem como o calendário das avaliações mensais e bimestrais será disponibilizado aqui no site a partir da 2ª semana de fevereiro.

O estudo deve ser diário. O aluno precisa criar o hábito do estudo diário e ter hora para estudar, realizar tarefas e lições da apostila ou caderno. Mesmo que não  tenha lição de casa deve revisar todo o conteúdo dado naquele dia. A lição de casa sem fazer ou a atividade não entregue, além de incidir na perda dos pontos equivalentes, faz com que o aluno não mantenha o comprometimento necessário. O aluno não deve estudar apenas na véspera da prova, pois não produz resultado positivo. Compete à família esse acompanhamento diário.

 

  • A lição de casa é muito importante: é o reforço necessário do que foi ensinado em aula. O professor sabe a medida exata da lição. Pode ser mais ou menos, e depende do conteúdo ou da assimilação da matéria dada. O aluno deve ser estimulado a não voltar com dúvidas para casa, devem tirá-las em aula com o professor.

 

  • Os pais e a escola devem colocar limites e regras - isso é fundamental para a formação dos bons hábitos e na criação dos valores morais. Devemos mostrar sempre o que é certo ou errado, o que é permitido ou proibido. A criança só terá discernimento entre o que pode ou não pode fazer se alguém lhe ensinar.

* Verificação do rendimento escolar paras alunos do 1º ano do Ensino Fundamental:

  • O professor atribuirá a cada aluno um conceito que caracteriza seu progresso nas avaliações contínuas. Para o 1º ano há também a inserção de provas.
  • Os alunos do 1? ano do fundamental terão apenas a prova bimestral formal. As notas recebidas nas avaliações possuirão equivalência em conceitos PS – plenamente satisfatório (notas 9 e 10) / B- bom ( notas 7 e 8 ) / S – satisfatório ( notas 5 e 6 ) / R – regular ( notas 3 e 4) e I – insatisfatório ( notas de zero a 2). Os conceitos referem-se ao quanto o aluno atingiu em relação aos objetivos essências trabalhados no bimestre. 

* Verificação do rendimento escolar para alunos do 2º ao 5º ano

    • O professor atribuirá a cada aluno uma média bimestral em seu componente curricular, que será resultante das avaliações objetivas e do acompanhamento da participação e do interesse do estudante em aprender. São duas as formas de avaliação: 1. pela avaliação do aproveitamento e assimilação do conhecimento por meio das provas, chamadas orais e trabalhos / 2. pela participação em classe e cumprimento das atividades e lições.
    • As médias bimestrais possuem pesos que formarão a média ao final do ano letivo. Média do 1? bim X peso 1/ Média do 2? bim X peso 2/ Média do 3? bim X peso 3/ Média do 4?bim X 4.  A Média mínima bimestral é 7.0 (sete).
    • Os alunos do Fundamental I ( do 2? ao 5?) terão provas mensais e bimestrais, de acordo com o calendário de avaliações. Cada avaliação valerá de zero a 10 e após o cômputo da média de todas as avaliações propostas no bimestre, serão acrescidos até 2,0 pontos (de zero a dois) pela participação, empenho e assiduidade do aluno nas práticas pedagógicas.
    • Após o período normal das avaliações e ao final do bimestre, os alunos que não atingiram a nota mínima exigida (7.0) em cada uma das médias formadas no decorrer do bimestre, realizarão as avaliações de recuperação, em semana especificamente destinada a esse propósito, e será considerado o melhor resultado obtido.

    * Perda de Provas

    Em caso de 2? chamada, o pai deverá apresentar requerimento solicitando a prova substitutiva, acompanhado dos comprovantes cabíveis, até 1 dia útil contado a partir da data da prova perdida. Aos faltosos em prova, sem uma das razões acima indicadas, será atribuída nota zero. Se, em qualquer tempo, for verificada fraude no motivo alegado para requerer a 2? chamada, a respectiva prova será anulada, com atribuição de nota zero, sem o prejuízo das penas disciplinares cabíveis ao aluno.

    Em qualquer outra situação de ausências às provas dadas, os pais deverão fazer o requerimento solicitando a 2? chamada alegando os motivos da falta. A Direção da Escola autorizará ou não a 2? chamada, de acordo com a pertinência de cada caso.

    Para qualquer outro motivo além dos indicados nas letras a e b acima mencionadas será cobrada a taxa de R$ 26,00 (vinte e seis reais) por avaliação perdida, que deverá ser paga antes da realização da mesma.

    As provas substitutivas deverão ser aplicadas logo após a perda da avaliação original, e os professores comunicarão a data via agenda.  Por esta razão, a justificativa da perda deverá ser feita imediatamente pelos senhores pais, com o envio de documentos comprobatórios ou pagamento.  Em nenhum caso, a prova perdida será aplicada em dia diferente do período destinado pela Direção da Escola 

    • *Será concedida 2? chamada (substitutiva) para as provas, apenas em situações excepcionais, a saber:
      1. Luto em Família;
      2. Doença comprovada por atestado médico;

* Faltas

Compensação de ausência: Somente terão direito a compensar as faltas que excederem os 25% estipulados pela Legislação Escolar vigente em nosso País, os alunos que forem submetidos por alguma doença, estiverem em tratamentos médicos, odontológicos e/ou psicológicos que os façam perder as aulas. Somente por estes motivos será aplicada a compensação de ausência, para qualquer outro caso, o aluno que exceder os 25% estará retido automaticamente. As faltas poderão ser acompanhadas pelos senhores pais através de nossos boletins bimestrais ou a qualquer hora, quando solicitado. Lembramos que a escola tem o dever de comunicar os senhores pais sobre as faltas de seus filhos, mas é dever da família manter a assiduidade do aluno nos atos escolares da escola.

 

 A assiduidade do aluno é importantíssima para seu aprendizado: o aluno que falta muito, aprende pouco.

Ao término de cada bimestre, iniciarão os atendimentos individualizados entre pais e coordenadores para as considerações sobre o aproveitamento obtido no período e as tomadas de ações necessários ao desempenho satisfatório.

Para papais que necessitarem falar com os professores em qualquer tempo, deverão fazê-lo através de nossa Coordenação  pois os professores não poderão sair de sala de aula para prestar atendimento (exceto em casos extraordinários), fato que comprometeria o desenvolvimento pedagógico da sala, e fora do horário de aula, torna-se muito didícil pois a maioria trabalha em outras instituições.

Queridos Pais, no dia 06/02, na saída do período em que o aluno está matriculado, os professores estarão à vossa disposição para apresentação. Nesta oportunidade, não haverá possibilidade de uma avaliação individualizada, pelo fato do tempo ter sido muito pequeno para tanto, é tão somente para apresentação dos mesmos.

Horário de funcionamento da Secretaria e Tesouraria é das 07h30 às 18h. O recebimento das mensalidades escolares na semana que antecede o dia 10 de cada mês, se dará em nossa Tesouraria dentro do mini-shopping por questões de segurança. Em março enviaremos nova pesquisa sobre o interesse dos senhores na implantação de boletos bancários, seus custos, etc.

Colocamo-nos à vossa inteira disposição desde já e sempre, um ótimo ano a todos nós!

Nosso muitíssimo obrigado pela escolha de nosso Colégio, obrigado por se juntarem e aumentarem a Família CEAF.