Metodologia de Ensino

Centro Educacional Augusto Freitas

Nosso método de ensino

Compreende-se por método uma maneira de proceder, um processo ou técnica para se chegar ao conhecimento, a aprendizagem.

Método é caminho - e nem sempre um único caminho é suficiente para se alcançar os objetivos propostos. Faz-se necessário uma atualização permanente, um olhar atento aos pontos positivos de cada método, de cada sistema, e incorporá-los às modernas técnicas de ensino.

O Colégio CEAF adota alguns princípios positivos em seu fazer pedagógico. Propomo-nos, de acordo com a Pedagogia de Waldorf, a educar a criança de maneiras diferentes, acompanhando seu desenvolvimento, promovendo sua educação integral, valorizando a relação professor-aluno; de acordo com o Construtivismo de Piaget e o Sociointeracionismo de Vygotsky, levá-los a construir seu conhecimento por meio da interação interpsíquica (dentro de si próprio) e interidéias ( com o meio e os outros), respeitando seus estágios de estruturação de pensamento; de acordo com o Método Montessori, estimular a educação sensorial como base para a educação estética e moral, desenvolvendo a cortesia e a amabilidade, o respeito mútuo, a conservação da ordem e da limpeza; de acordo com o Método das Inteligências Múltiplas, valorizar as oito inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-sinestésica, naturalista, intrapessoal, interpessoal e existencial; e de acordo com o Método Freinet, sem autoritarismo mas com responsabilidade, porque a "democracia de amanhã prepara-se na escola".

Integram-se aos conteúdos das diversas áreas, ao longo de todo ano letivo, a realização de projetos de modo a promover a interdisciplinaridade. Os alunos têm a efetiva participação no desenvolvimento dos Temas Transversais, bem como de outros temas de interesse e pertinentes a cada faixa etária e/ou ao coletivo.

Objetivos

• Prover um modelo educacional que invista numa formação flexível, proporcionando um aprendizado contínuo e integral;
  • Propiciar o compromisso de todos da escola com a concepção de educação que privilegia a aquisição dos conhecimentos da ciência e da tecnologia;
  • Garantir condições de aprendizagem a todos os alunos, seja por meio de incrementos na intervenção pedagógica ou de medidas extras que atendam às necessidades individuais;
  • Desenvolver o senso de moral, justiça, solidariedade e compromisso ético.
  • Além de preparar as crianças e jovens para uma vida de responsabilidade, capacitá-los a criar o futuro em que gostarão de viver;
  • Capacitar o aluno a assumir responsabilidades sobre o seu próprio futuro;
  • Garantir o conhecimento básico que viabilize a necessidade de reaprender continuamente e com maior rapidez;
  • Favorecer a abertura de espaços para promover discussões e reflexões coletivas entre o corpo docente e a equipe pedagógica, sobre assuntos acadêmicos, como: a produção do conhecimento, a compreensão do papel do professor como mediador de aprendizagem, o potencial de aprendizagem do aluno em seus vários estágios cognitivos e em suas diferenças.
  • Valorizar não apenas o domínio das habilidades cognitivas, mas também o conjunto de outras habilidades humanas, como a autonomia, a comunicação, a sensibilidade, etc.

O material didático utilizado por nosso Colégio é o Sistema Didático Etapa. Ele é aplicado em todos os níveis de ensino, desde as séries iniciais da Educação Infantil até o Ensino Médio.

A Proposta Pedagógica é parte integrante do Plano Escolar da Escola, e encontra-se à disposição para leitura em sua íntegra na Diretoria do Colégio.