Centro Educacional Augusto Freitas

A Lei 9394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, de 1996, que reorganizou a educação brasileira, atribui em seu Art.12 competência aos estabelecimentos de ensino para a concepção, elaboração e execução da Proposta Pedagógica.

A escola, como instituição burocrática, tem suas atividades sustentadas pelas legislações em seus diferentes níveis: federal, estadual e regional. Compete-lhe desencadear ações de modo a atender os fundamentos legais e assumir institucionalmente suas responsabilidades em relação à aprendizagem com sucesso de seus alunos.

Nestes tempos de globalização, a educação é imprescindível ao desenvolvimento de qualquer país que tenha por objetivo a participação cada vez maior em um mercado exigente e competitivo. Esse é o nosso desafio: formar crianças e jovens com um espírito crítico para enfrentar o novo milênio.

A proposta pedagógica possui, ao mesmo tempo, um eixo de criatividade e outro de controle das ações empreendidas no interior da escola, possibilitando a construção de uma identidade própria aos alunos do Colégio CEAF, baseada na reflexão, na ética e na seriedade - três elementos fundamentais para a conquista de uma educação de qualidade.

A escola brasileira mudou, modificou o perfil da clientela, os jovens têm comportamentos diferentes, as famílias possuem estruturas diversificadas.....realidade do homem inserido no mundo contemporâneo. É na relação desse homem com o mundo e com o meio em que vive, que reside nossa visão de educação. A educação é o processo de inserção do sujeito no mundo da cultura, numa ação recíproca e complementar, constituindo-se instrumento de transformação dos sujeitos.

A proposta pedagógica do Colégio CEAF se estende para as dimensões do convívio democrático, baseado no valor da dignidade e da autonomia do sujeito e de sua coletividade. Tomamos como diretriz os Parâmetros Curriculares Nacionais por constituírem-se um referencial de qualidade para a educação em todo o Brasil. Apesar de apresentarem uma estrutura curricular completa são abertos e flexíveis exigindo adaptações para a construção do fazer pedagógico de cada instituição.

O ato pedagógico é o processo de interação da relação ensino e aprendizagem, transpondo o limite da simples transmissão de conhecimento para a dinâmica da construção do conhecimento estabelecida na relação professor, aluno e conhecimento.

No projeto político-pedagógico do Colégio CEAF, a autonomia e a gestão democrática fazem parte da Escola - pais, alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo bom desenvolvimento das ações educacionais. A autonomia, a gestão democrática e a participação fazem parte da própria natureza do ato pedagógico.

É um projeto apoiado:

• Na concepção de uma educação orientada para a formação de uma cidadania ativa e uma educação para o desenvolvimento;
  • Na interdisciplinaridade;
  • No desenvolvimento de uma consciência crítica;
  • No envolvimento das pessoas: a comunidade interna e externa à escola;
  • Na autonomia, responsabilidade e criatividade.

Excelência em ensino - Essa é a proposta do Centro Educacional Augusto Freitas (CEAF), que por meio de um modelo educacional moderno e inovador, busca o desenvolvimento escolar e pessoal de seus alunos.

Muito mais do que informar, o Colégio CEAF investe na formação de seus discentes, a fim de que com os conhecimentos adquiridos em nossa Escola possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e melhor para se viver.

Com um corpo docente altamente capacitado e preparado para oferecer o que há de mais avançado em metodologias de ensino, o CEAF se preocupa em estimular os alunos para a aprendizagem, mas sem fórmulas prontas.

Nossa proposta é conduzir o discente à assimilação de conhecimentos, assegurando-lhe o prazer em aprender. Por meio de um acompanhamento individualizado, procuramos identificar as necessidades e dificuldades de cada aluno, a fim de tornar as aulas cada vez mais interessantes e possibilitar que todos tenham condições de aproveitar ao máximo o aprendizado.

A educação sempre foi e continuará sendo a base para desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. O Colégio CEAF está ciente disso e está disposto a contribuir para a formação não só de bons profissionais, mas também em cultivar nas pessoas valores essenciais que possam ajudar na humanização de sociedade.

Além do currículo tradicional e obrigatório, o Colégio CEAF também oferece diversas outras atividades extracurriculares que visam promover a sociabilização, a integração, o espírito de equipe e o desenvolvimento intelectual e físico de nossos alunos.

Nossa Escola mantém uma completa estrutura de apoio por meio da qual nossos discentes têm acesso a tecnologias, equipamentos e serviços que possam ajudá-los em seu crescimento escolar.

Nossa filosofia é a busca da diferenciação e, para tanto, não medimos esforços para fazer de nossa Escola a melhor opção de ensino. Com profissionalismo, seriedade e transparência, buscaremos continuamente o aprimoramento de nossos serviços, a fim de garantir a satisfação total de pais e alunos.